quarta-feira, 20 de março de 2013

Evangelização da juventude é tema central do encontro dos organismos da CNBB sul 3



Organismos do regional Sul 3, Rio Grande do sul, estiveram reunidos entre os dias 19 e 20 de março para o primeiro encontro deste ano. O tema do encontro foi inspirado pelo documento 85 da CNBB, evangelização da juventude, que aborda “o desafio para o jovem – assim como para todos os que aceitam Jesus como caminho – é escutar a voz de cristo em meio a tantas outras vezes”.
Os dois dias contaram com a participação dos bispos de seis dioceses, coordenadores diocesanos de pastoral das 4 arquidioceses e 14 dioceses que compõem o regional, bem como os coordenadores das pastorais, movimentos, serviços e demais organismos da igreja do rio grande do sul. 
Para contribuir na reflexão sobre a temática central do encontro, Márcio Amaral, pelo Núcleo Betânia, propôs um diálogo sobre olhar a realidade, refletir os passos e projetar o caminho. Entre os destaques, abordou questões como: juventudes na contemporaneidade; desafios para uma evangelização que se transforme em projeto de vida; revolução tecnológica, cultura midiática, capitalismo pós-industrial; alterações na percepção de tempo; medo contemporâneo dos jovens (baseado na pesquisa realizada por Regina Novaes). Por fim, falou especificamente da construção do processo de evangelização da juventude, no qual é necessário levar em consideração os seguintes aspectos: alteridade, transcendência, experiência, práticas de si e comprometimento.
Num segundo momento, foi realizada a partilha das experiências vivenciadas pelas províncias eclesiásticas a respeito da implantação do setor juventude nas arqui e dioceses, o acolhimento à cruz peregrina e o ícone de nossa senhora no mês e novembro de 2012, a formação que está sendo realizada para a semana missionária, a preparação para a jornada mundial da juventude e as perspectivas para o pós-jornada.
Já no segundo dia, foram tratados assuntos de ordem prática como: 5ª semana social brasileira, 36ª romaria da terra e indicativos para a preparação da 10ª assembleia regional da ação evangelizadora da igreja do rio grande do sul, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2013. O encontro encerrou com celebração eucarística e almoço de confraternização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário