sábado, 24 de abril de 2010

Comungando Arte e Espiritualidade

Escrevemos hoje para partilhar a alegria que estamos enquanto Núcleo de podermos participar de um momento novo na Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul.

Nos dias 17 e 18 de abril aconteceu a primeira etapa do curso "Comungando Arte e Espiritualidade", no Centro de Pastoral da Diocese na cidade de Caxias do Sul, com o objetivo de resgatar e fortalecer a identidade pastoral dos grupos de jovens, retomando práticas e vivências que dão "a cara" das Pastorais da Juventude.
A coordenação esperava 50 jovens. Vieram aproximadamente 70. Quase não cabiam na sala, uma maravilha! Vejam só o interesse da gurizada pelo assunto!
No sábado à tarde o grupo de 70 jovens foi dividido em 3 grupos. Aconteceram 3 oficinas simultâneas de 2 horas cada uma. Foram trabalhadas:
1 - Danças Circulares Sagradas (com a coordenação da Simone - do Núcleo Betânia);
2 - Percussão corporal (com o Bob, de Caxias do Sul);
3 - Construção de instrumentos com materiais reciclados (com o Samuca e o Danilo, de São Leopoldo).
As oficinas foram ótimas! O grupo mergulhou nas propostas e foi muito bom.
No final da noite nos reunimos na capela. Cantamos "Nego Nagô" utilizando percussão corporal e os instrumentos musicais confeccionados com materiais reciclados (latas, garrafas, etc.). Foi um momento intenso: 70 jovens cantando, dançando e tocando naquela capela. Mística juvenil transbordante!
Depois colocamos os instrumentos no centro do círculo, nosso espaço sagrado, junto com outros símbolos pastorais e, em dois círculos concêntricos, fechamos com uma dança circular.
A juventude quer viver! Percebemos cada vez mais que a juventude está sedenta por uma proposta que encante, que gere mais vida! E por isso, enquanto Núcleo de Assessoria Juvenil, reforçamos, mais uma vez, nossa opção de trabalho com a juventude.
Obrigada gurizada de Caxias do Sul!

Confira o Vídeo Dança Circular







Nenhum comentário:

Postar um comentário