domingo, 11 de setembro de 2011

Núcleo da Questão realiza debate sobre Juventude e Violência



A primeira edição do projeto Núcleo da Questão aconteceu nesta quinta-feira, 8 de setembro, reunindo na CNBB jovens e assessores interessados em discutir juventude. O projeto se propõe a ser um ciclo de debates sobre questões pertinente à vida da juventude. Nesta edição inaugural, o tema "Juventude e violência" foi debatido por especialista no assunto. 
Estiveram presentes compondo a mesa de debates, a pedagoga Viviane Paliarini, especialista em Gestão do Cuidado e Violência Escolar, Tiago Klein, assessor Estadual da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens no RS e Tâmara Soares, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Estado, representando o Secretário Fabiano Pereira. Márcio Amaral, assessor do Núcleo Betânia, fez a mediação do debate. A noite também contou com a boa música dos jovens Samuca e Gabe.
Cada um dos debatedores apresentou falas distintas e dialogáveis entre si. Viviane provocou uma reflexão acerca das diversas formas de violência, não unicamente a física, mas com o foco nas violências simbólicas. Tâmara, como representante do Estado, apresentou como a Coordenadoria da Juventude vem trabalhando as articulações para a Conferência de Políticas Públicas de Juventude e os desafios na construção e aplicação dessas políticas. Tiago Klein trouxe reflexões sobre a conjuntura de nossa sociedade que espetaculariza a violência e a transforma em informações desconexas que nos dificulta a percepção de ações contrárias a esta realidade. Ele ainda trouxe muito presente a Campanha contra Violência como uma ação concreta e ousada de conscientização e articulação de diversas organizações de juventude em marcha contra a violência.
Com o sucesso desta primeira edição do Núcleo da Questão, os assessores do Núcleo Betânia planejam realizar ainda este ano uma nova edição do projeto. No dia 17 de novembro o Núcleo da Questão realizará um novo encontro, trazendo temas que façam da juventude o centro da discussão.



Veja aqui as fotos do Núcleo da Questão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário