sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Núcleo da Questão discute juventude e protagonismo feminino


Aconteceu nesta quinta, 17 de novembro, a segunda edição do Núcleo da Questão, ciclo de debates articulado pelo Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia que busca discutir as principais questões da vida da juventude. Os participantes tiveram a oportunidade de abordar com mais profundidade o tema “Juventude e protagonismo feminino”, tema escolhido para permear as ações do Dia Nacional da Juventude neste ano em todo o País.
Entre os debatedores, esteve presente Clarananda Barreira, assessora da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres e membro do Foro Cone Sul de Mulheres Jovens, Patrícia Balestrin, Psicóloga e membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – UFRGS e Edmilson Schinelo, Secretário Nacional do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI.
Discutir protagonismo feminino das mulheres jovens é hoje um desafio na sociedade, sendo necessário, para isso, desconstruir a lógica heteronormativa. De acordo com a assessora da Secretaria de Política para as Mulheres, Clarananda Barreira, a realidade da desigualdade de condições de emprego entre homens e mulheres é um fator agravante em nossa sociedade. “Segundo pesquisas recentes, a mulher possui, em média, mais tempo de vida escolar do que os homens. Ainda assim, o mercado de trabalho trata as mulheres de forma desfavorável”, diz Clarananda. Dentre as ações da secretaria, a assessora destacou o fortalecimento de políticas que favoreçam a autonomia econômica das mulheres como forma de romper com o ciclo de violência existente.
Patrícia Balestrin destacou alguns textos, escritos por jovens entre 14 e 16 anos, produzidos ao longo de um trabalho de assistência social realizado na periferia da capital. A análise do material apresentou os sonhos e expectativas das mulheres jovens com relação ao seu futuro. O secretário do Centro de Estudos Bíblicos, Edmilson Schinelo, abordou a necessidade de superar a herança da culpa religiosa que afeta a vida das mulheres. “Os textos bíblicos são fruto de uma sociedade patriarcal. É necessário descolonizar as leituras bíblicas e desconstruir mitos”, diz Edmilson.
O Núcleo da Questão encerra suas atividades neste ano, retornando em 2012 com novos encontros.

Veja aqui as fotos do Núcleo da Questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário